DRINQUES E COQUETÉIS



A origem dos drinques e coquetéis

Os coquetéis são associados a riqueza e bom gosto. Mas o surgimento desses drinques não tem nada de sofisticado. Durante a Lei Seca, na década de 1930, nos Estados Unidos, o consumo e a fabricação de bebidas alcoólicas eram proibidas. Daí, misturavam-se a elas qualquer outra bebida que pudesse disfarçar seu gosto. A própria origem do termo coquetel (do inglês ´cocktail´, traduzindo rabo-de-galo) também não tem nada de sofisticado. Relatos relacionam a palavra às rinhas de galo que ocorriam na região do Mississipi, onde penas retiradas do galo vencedor eram usadas para mexer os drinques dos apostadores vencedores.


CATEGORIAS

Batidos: Preparados com bebidas destiladas, sucos de frutas, açúcar, creme de leite, licores etc. Como esses ingredientes não se misturam facilmente, eles devem ser batidos em uma coqueteleira.

Mexidos: Preparados no copo de bar, com duas ou mais bebidas misturadas com o auxílio de uma colher ou mexedor.

Montados: Preparados e decorados no próprio copo em que serão servidos.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DRINQUES E COQUETÉIS





MARTINI: Três doses de vodca, nenhum vermute, uma casca de limão em espiral. Encha uma coqueteleira com gelo e junte a vodca. Mexa até ficar bem gelado. E sirva numa taça Cut. Decore com a espiral de limão. Pode ser preparado também com vermute (de preferência bem seco) e uma azeitona espanhola.





DIABLO ROJO: Colorido, o drinque é uma mistura de sabores. Uísque, conhaque, licor Triple Sec, suco e abacaxi e de morango. Tudo batido, servir em copo longo e decorar com um triângulo de abacaxi e um morango.


CUBA-LIBRE: Tradicional, drinque traz refrigerante de cola com rum. Servir em copo long drink, com gelo. Completar o rum com refrigerante e decorar com um mexedor.




SEX ON THE BEACH: Uma dose e meia de vodca, meia dose de schnapps de pêssego, meia dose de creme de Cassis, meia xícara de suco de laranja, igual quantidade de suco de cranberry (ou amora), uma fatia de laranja e cereja ao marasquino. Junte e mexa tudo na coqueteleira com gelo e sirva. Decore com a fatia de laranja e a cereja.







COSMOPOLI-TAN: Drinque-símbolo do seriado ´Sex and the City´, leva uma dose e meia de vodca sabor limão, um pouco de Cointreau, suco de meio limão, meia dose de suco de cereja, uma espiral de limão. Combine todos os líquidos numa coqueteleira com gelo e mexa bem. Sirva numa taça de Martini. Decore com a espiral de limão.






MOJITO: Tipo ´caipirinha´ de menta com rum, é uma especialidade cubana. Socar diretamente no copo on the rocks o rum, limão, folhas de menta (ou hortelã) e açúcar. Completar com club soda ou água com gás. Decorar com meia rodela de limão, duas folhas de menta e um mexedor.





DAIQUIRI: Suco de limão, rum branco e açúcar. Coloque gelo em uma coqueteleira e adicione os ingredientes. Agite bem e sirva sobre pedras de gelo em um copo curto.




PIÑA COLADA: Feita à base de rum, abacaxi e coco, além de creme de leite e gelo triturado. Coloque metade do gelo em uma coqueteleira, adicione o rum, o suco de abacaxi, o creme e o leite de coco. Tampe e agite. Encha um copo long drink com gelo triturado e despeje a mistura. Sirva com canudos.








TEQUILA SUNRISE: Preparado com uma dose e meia de tequila, três doses de suco de laranja e meia de granadine. Coloque os ingredientes em uma coqueteleira com gelo. Agite e sirva coando para um copo curto cheio de gelo triturado.














LOIRA AVELUDADA: Que tal a boa e gelada cerveja servida com espumante? Também de fácil preparo. Colocar a cerveja em copo especial grande e completar com o espumante e gelo.









BELLINI: Pêssegos e champanhe. Drinque fácil e simples, e um copo coloque uma dose de suco de pêssego e complete o restante com champanhe. Sirva a seguir.

Fonte de pesquisa foi extraida do site: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=551711
Feito pelo reporter Fábio Freire...